quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Música: passado X presente

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CONTEÚDO: interpretação textual
OBJETIVOS:
·         Estimular o gosto pela leitura e interpretação textual
·         Comparar letras musicais considerando aspectos como: tempo, linguagem e condições de produção
TAREFA: Em dupla, os alunos terão de ler duas composições musicais, sendo uma da década de 60 (biquíni de bolinha amarelinha, do grupo Blitz) e outra atual (Show das poderosas, de Anitta), e analisa-las de forma comparativa, levando em consideração alguns aspectos linguísticos e sociais.
PROCESSO:
·         Organizar a turma em duplas
·         Distribuir as letras das músicas para as duplas
·         Ler junto com a turma as composições
·         Pedir que os alunos escrevam no verso da própria folha distribuída aspectos comparativos sobre as músicas, tendo como base as seguintes questões: Quais temáticas são tratadas nas duas composições? Em quais aspectos as duas músicas se diferenciam? Elas se assemelham em algum aspecto? Descreva o modo de linguagem utilizado na música do grupo Blitz e na canção da cantora Anitta. Quais expressões ou trechos marcam o tempo em cada música? De que forma a evolução da sociedade e das relações humanas influencia a música de Anitta? Com qual composição você se identifica mais? Comente.
TEMPO ESTIMADO: duas aulas
RECURSOS: papel, caneta, lápis e borracha.

AVALIAÇÃO: os trabalhos realizados servem como parte das avaliações da disciplina.

Show Das Poderosas
Anitta
  
Prepara, que agora é a hora
Do show das poderosas
Que descem e rebolam
Afrontam as fogosas
Só as que incomodam
Expulsam as invejosas
Que ficam de cara quando toca
Prepara

Se não tá mais à vontade, sai por onde entrei
Quando começo a dançar, eu te enlouqueço, eu sei
Meu exército é pesado, e a gente tem poder
Ameaça coisas do tipo: Você!
Vai!

Solta o som, que é pra me ver dançando
Até você vai ficar babando
Para o baile pra me ver dançando
Chama atenção à toa
Perde a linha, fica louca

Solta o som, que é pra me ver dançando
Até você vai ficar babando
Para o baile pra me ver dançando
Chama atenção à toa
Perde a linha, fica louca

Biquini de Bolinha Amarelinha
Blitz
  
Ana Maria entrou na cabine
E foi vestir um biquíni legal
Mas era tão pequenino o biquíni
Que Ana Maria até sentiu-se mal
Ai, ai, ai, mas ficou sensacional

Era um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Mal cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia

Ana Maria toda envergonhada
Não quis sair da cabine assim
Ficou com medo que a rapaziada
Olhasse tudo tim-tim por tim-tim
Ai, ai, ai, a garota tá pra mim

Era um biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Mal cabia na Ana Maria
Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho
Que na palma da mão se escondia

Ana Maria olhou-se no espelho
E viu-se quase despida afinal
Ficou com rosto todinho vermelho
E escondeu o maiô no dedal

Confira a análise de duas duplas sobre a referida atividade:


Nenhum comentário:

Postar um comentário